Idealizada em 2017 pelo Colégio Loyola, a exposição “Admirável Mundo Louco”, expõe trechos de livros de uma das mais importantes escritoras da literatura infanto-juvenil brasileira. A exposição é uma homenagem aos 50 anos de carreira de Ruth Rocha, celebrados há dois anos.
Desta vez, quem receberá os nove banners com trechos das obras da escritora é a Biblioteca Pública Luiz de Bessa – Setor Infanto-juvenil –, BIJU, localizada na Praça da Liberdade. A mostra, com entrada franca, ficará em cartaz entre os dias 14 de outubro e 30 de novembro e tem como objetivo “despertar, motivar ou renovar o prazer pela leitura”, como disse Amanda Lopes, curadora da exposição e professora de Artes do Colégio Loyola.
O conteúdo da mostra é inspirado em sete livros de Ruth Rocha: A escola do Marcelo; Eugênio, o gênio; Mil pássaros pelos céus; O amigo do rei; O coelhinho que não era de páscoa; Quem tem medo de monstro; Marcelo, marmelo, martelo. Durante o período de exposição, o Colégio Loyola fornecerá, gratuitamente, roteiros de visita, oficinas e contação de histórias. Para Amanda Lopes, a exibição é uma oportunidade de desenvolvimento para diversas atividades criativas e lúdicas: “A reescrita das histórias é uma delas. Outra possibilidade é a criação de novos desenhos para a exposição. Mas também não existe a necessidade de se prender apenas aos textos que fazem parte da exposição. Outros livros podem ser trabalhados”, explica. A curadora ainda fala que, no Loyola, também foram utilizadas as histórias de Almanaque de Ruth Rocha e Este admirável mundo louco, este último como inspiração para o nome da mostra.
A exposição já passou por escolas públicas, como a Escola Municipal Marconi e a Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola.