Cidade Inteligente
Princípios Smart City
- Utilizar a abordagem de cidade inteligente para enfrentar os desafios da administração municipal;
- Evoluir a infraestrutura tecnológica baseada na gestão integrada das diversas áreas da prefeitura;
- Interagir com o ambiente tecnológico da cidade para criar soluções conjuntas;
- Fomentar as empresas de tecnologia para definir o setor de TI como uma marca da cidade, favorecendo o desenvolvimento econômico e as ofertas de emprego;
- Posicionar Belo Horizonte como um destino turístico inteligente por meio da interação e integração do visitante à cidade, qualificando essa experiência utilizando recursos tecnológicos;
- Realizar eventos tecnológicos e científicos para posicionar a cidade como referência no setor de TI, permitindo a geração de oportunidades para novos negócios e a atração de investimentos.
Soluções inteligentes para problemas modernos
As cidades estão em constante movimento na busca de soluções. Muitos dos problemas não são novos. Logo, enquanto as abordagens convencionais tenham sido tentadas e testadas historicamente, novas complexidades surgem e as antigas ganham novos contornos.
Há um movimento que analisa constantemente esses problemas modernos e promove agendas para encontrar soluções que unam os esforços da cidade com os grandes avanços desse novo mundo cheio de ideias, tecnologias catalíticas e abordagens inteligentes.
O movimento das cidades inteligentes entende que abrir espaço para novas ideias e tecnologias para enfrentar os desafios diários promove uma mentalidade de inovação e solução de problemas em toda a cidade. Impulsiona a busca por soluções fora da caixa para atender às novas demandas urbanas.
Comprometida com esse propósito, Belo Horizonte se engajou às abordagens interligadas de cidades inteligentes, aumentando a eficiência operacional e o desenvolvimento sustentável; melhorando as capacidades de resposta de sua administração; implantando tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida; proporcionando acesso a serviços públicos eficientes e possibilitando ações transversais de suas agências. Os problemas urbanos, compartilhados por cidades de todo o mundo, são tratados de maneira inovadora, não ortodoxa e eficaz.
Belo Horizonte SMART!
A cidade de Belo Horizonte vem desenvolvendo ações em busca da modernidade urbana através do Belo Horizonte SMART!, que envolve todas as áreas da administração municipal, integrando as políticas da cidade e transformando seu futuro.
As áreas de foco do programa são:
Sustentabilidade, meio ambiente e cidadania;
Mobilidade e segurança;
Acessibilidade à governança e serviços ao cidadão
Resiliência no desenvolvimento econômico e urbano;
Tecnonologia, cultura e inclusão digital.
A abordagem de cidade inteligente de Belo Horizonte combina as áreas de foco em diferentes níveis. Internamente, várias instâncias da prefeitura colaboram no desenvolvimento e na implementação de soluções para a cidade. Isso promove uma mentalidade inteligente nos servidores públicos. No nível público, as soluções implantadas melhoram o envolvimento do cidadão e a prestação de serviços.
O programa desenvolve um conjunto integrado de soluções que utilizam abordagens inovadoras e tecnológicas para conectar os cidadãos à administração pública e melhorar a resposta da cidade a seus desafios e necessidades. Assim, melhora e transforma a qualidade de vida, o engajamento e a inclusão do cidadão.
Desenvolvendo soluções Smart
BIOFÁBRICA
Criação de joaninhas e crisopídeos para controle biológico de pragas em áreas verdes e fazendas urbanas.
CENTRAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL
Painéis fotovoltaicos e geração de biomassa a partir de resíduos obtidos da poda de árvores.
FORTALECIMENTO DOS SERVIÇOS DE AGRICULTURA URBANA E AGROECOLOGIA
Segurança alimentar, fazendas urbanas, agroecologia e sustentabilidade. Conectando os cidadãos a melhores soluções em sistemas alimentares saudáveis, baratos e acessíveis, em especial, os restaurantes populares da cidade.
PEDALA BH
Expansão das ciclovias da cidade, adicionando 78 km aos 83 km já operacionais.
PEE4TREE
Implantação de tecnologia em banheiros químicos públicos capaz de transformar urina em fertilizante sustentável.
COP-BH
O COP-BH (Centro de Operações de Belo Horizonte) integra as áreas de segurança prevenção, mobilidade urbana, defesa civil, inspeção, limpeza urbana e outras. São 1501 câmeras de vigilância por vídeo integradas e operacionais no centro.
ILUMINAÇÃO LED RUA
Substituição de 182 mil pontos de iluminação pública por LED, sendo 26 mil monitoradas por sistemas de telegestão.
BH LAB
Open IoT BHLab na Prodabel - laboratório aberto para promover a inovação, o desenvolvimento ambiente urbano e a experimentação de novas tecnologias, especialmente voltadas para a IoT (Internet das coisas). O Lab conecta-se a uma rede de 302 centros de inclusão digital, espalhados por toda a cidade.
DADOS ABERTOS
Disponibilização de dados oficiais formatados para o fácil uso e acesso por parte da sociedade. (pbh.gov.br/dadosabertos)
PBH APP
Para Android e iOS, o aplicativo oferece uma plataforma para solicitação e acompanhamento de serviços
através do telefone celular do cidadão. Vários serviços estão disponíveis, incluindo rua manutenção, mapas da cidade, emissão da conta de imposto predial, avaliação de serviços e muito mais! [links para download no Google Play e App Store
TECNOLOGIAS DE BLOCKCHAIN NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Aplicado principalmente no sistema de pedágio digital para estacionamento na rua, o chamado Rotativo Digital permite que vários aplicativos ofereçam o serviço aos cidadãos.
HACKATON DE BELO HORIZONTE
Uma grande competição de codificação focada em encontrar soluções tecnológicas para os desafios da cidade.
Em todas essas iniciativas a Prefeitura investiu R$ 150 milhões, com estimativas de que a continuação do desenvolvimento alcance mais de R$ 400 milhões até 2020.
HORIZONTE CRIATIVO
Iniciativa integrativa que fomenta o desenvolvendo a indústria criativa entre os empresários das artes e da cultura.
CODIFICANDO OS SONHOS DELAS
Projeto de qualificação técnica em codificação de software para mulheres vulneráveis.
OTIMIZAÇÃO DA CONECTIVIDADE PARA O SERVIÇO DO CIDADÃO
711 km de fibra óptica abrangem várias áreas da cidade. Atualmente em expansão.
WI-FI PÚBLICO GRATUITO
92 pontos de acesso wi-fi à Internet (hotspots), 57 em áreas de vulnerabilidades e com previsão de expansão para 1.000 até 2020.
Belo Horizonte é uma Fab City
A Prefeitura de Belo Horizonte ingressou na rede Fab City em julho de 2018, na França, sendo a segunda cidade do Brasil a fazer parte da iniciativa. Atualmente, além da capital de Minas Gerais, São Paulo, Curitiba, Recife e Sorocaba fazem parte do grupo.
A rede conecta 34 cidades ao redor do mundo, incluindo Amsterdã, Barcelona, Boston, Cidade do México, Paris e Hamburgo, que estão trabalhando para mudar o paradigma da economia industrial e se comprometeram a agir localmente para implementar novos modelos urbanos.
O compromisso atua sinergicamente com os marcos de desenvolvimento sustentável, atendendo a objetivos ambientais, sociais e econômicos, como a promoção da redução das emissões de dióxido de carbono, a economia circular e a relocalização da produção.
Saiba mais sobre as redes de cidades das quais Belo Horizonte faz parte
PRÊMIOS
- 7º lugar do Ranking Nacional de Cidades Inteligentes por Rank Connected Smart City 2018;
- 2º lugar em indicadores de saúde;
- 3º lugar em Sustentabilidade e Gestão Ambiental;
- 7º lugar em infraestrutura de Tecnologia e Inovação;
- Conquista 2019 em Gestão Ambiental da Cidade pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA);
- Vencedor pela quarta vez em 2018 do WWF e do ICLEI City Challenge for the Planet no Brasil;
- Prêmio de Menção Especial 2018 para Equidade Social e Econômica na Reunião Anual de Tel Aviv do Pacto de Milão. Premiado com o popular programa de restaurantes da cidade;
- 2018 Inova Cidade, em São Paulo, premiada pelo sistema de iluminação LED com tele-gerenciamento.