Localizado na região Nordeste da capital mineira, o Parque Escola Jardim Belmonte é uma opção de lazer e descanso para os moradores do bairro Jardim Belmonte e de outros que formam seu entorno. O local possui recantos para contemplação, gramado, uma pequena pista de caminhada ao redor de um lago que se forma naturalmente em algumas épocas do ano, a partir de um lençol freático, brinquedos para as crianças e, ainda, um núcleo da Academia da Cidade.
Implantado em 1996 em uma antiga fazenda desativada, atendendo a uma solicitação da comunidade local, o parque apresenta uma flora com vegetação predominantemente exótica e ornamental e uma diversificada avifauna, com espécies como trinca-ferro, pica-pau, gavião, sabiá-do-barranco, saracura, bem-te-vi, rolinha, sanhaço, anús branco e preto, beija-flor, maritaca, pomba trocal, garça, martim-pescador e juriti. O espaço também possui um lago artificial.
O projeto Academia da Cidade, que foi inaugurado no local em 19 de março de 2009, convida a população do entorno a se exercitar em grupo, unindo a comunidade na busca pelo bem-estar. Com uma unidade instalada próxima à entrada, o projeto oferece prática de exercícios físicos gratuitamente aos moradores da região, sendo necessário apenas o aluno ter, no mínimo, 18 anos. Os principais objetivos deste projeto são gerar a melhoria do condicionamento físico e da saúde da população. A Academia da Cidade é um projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que fica responsável pela organização das turmas.
O Parque Jardim Belmonte está localizado às margens do córrego Maria Goreth, que deságua no Ribeirão do Onça. A sub-bacia do Ribeirão do Onça, juntamente com a do Ribeirão Arrudas, são os principais rios da capital mineira. Os dois rios são afluentes do Rio das Velhas, que abastece a bacia do São Francisco. Um dos mais importantes rios do país, o São Francisco é conhecido como Rio da Integração Nacional, devido ao longo de sua extensão ir banhando diversos estados do Brasil.