FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS – FIQ
Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte FIQ BH
Entre os dias 3 e 7 de agosto, a capital mineira sedia o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH chega à sua 11ª edição e acontecerá no Minascentro, oferecendo ao público cinco dias de programação intensa, diversificada e gratuita. O evento contará com diversas atividades, como: debates, palestras, sessões de autógrafos, lançamentos, ações formativas, feira de quadrinhos, rodada de negócios, dentre outros. O festival busca promover, valorizar e fazer crescer a cena dos quadrinhos na cidade.
O FIQ BH é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar.
- INSCRIÇÕES PARA VISITA ESCOLAR - ATÉ 20/07
-
Estão abertas as inscrições para escolas que quiserem visitar a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH 2022, o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos.
As atividades diversificadas e totalmente gratuitas acontecerão, de maneira presencial, no Minascentro, entre os dias 3 e 7 de agosto. Das 9h às 21h nos dias 03, 04 e 05/08, e das 10h às 21h nos dias 06 e 07/08.
Cada escola poderá inscrever no máximo 120 alunos, respeitando o limite de 60 alunos por dia. O tempo de permanência da escola no local do evento será de, no máximo, duas horas e meia. As escolas que fizerem a visitação no período noturno deverão sair do local do evento, até às 20h30. Os alunos deverão estar sempre acompanhados dos responsáveis da escola pela visitação. As inscrições para oficinas e demais atividades disponíveis no dia da visita, deverão ser feitas na secretaria do evento, respeitando as condições de inscrição e participação de cada atividade. Para esta edição do FIQ, as Escolas Municipais de Belo Horizonte poderão utilizar vale livro no evento.
As vagas são limitadas. A ficha de pré-reserva não garante a visita. É indispensável a apresentação da confirmação da reserva, para que a escola tenha acesso ao local do evento. A utilização do vale livro se dará conforme as orientações acordadas entre a SMED e a organização do FIQ BH. O pagamento do vale livro é de inteira responsabilidade de cada Caixa Escolar, conforme instruções da SMED e legislações pertinentes.
As inscrições, que ficam abertas até o dia 20 de julho, devem ser realizadas exclusivamente a partir do formulário abaixo:
- INSCRIÇÕES PARA ESTANDES - ATÉ 29/06
-
FIQ BH 2022 PRORROGA AS INSCRIÇÕES PARA ESTANDES PADRÃO E ESPECIAL
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, informa que as inscrições para estandes do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH foram prorrogadas. Os interessados poderão se inscrever para os estandes padrão e especial até o dia 29 de junho.
Os interessados devem preencher e enviar a ficha de reserva do espaço até a nova data. Mas atenção, a reserva não garante a participação e todas as propostas serão avaliadas conforme os critérios estipulados. Leia atentamente o formulário e se inscreva.
Para o estande padrão poderão se habilitar editoras, livrarias, escolas, lojas, distribuidoras de material de arte e grupos de quadrinistas. A inscrição deve ser feita por pessoa jurídica, exceto no caso de coletivos de quadrinistas que podem se candidatar sob um CPF.
Na categoria de estande especial poderão se habilitar exclusivamente editoras que publicam quadrinhos, esse estande teve sua infra-estrutura pensada especialmente para isso. Para essa proposta, serão consideradas editoras que possuam CNPJ e registrem suas publicações no ISBN.
Para a seleção serão levados em conta os critérios de qualidade técnica e artística; propostas relacionadas, preferencialmente, à área de Histórias em Quadrinhos; avaliação dos produtos e serviços que serão ofertados ao público; viabilidade operacional e adequação aos espaços; estímulo à diversidade cultural: proposta que contemple os diversos grupos da sociedade, e a diversidade regional.
As inscrições, que ficam abertas até a nova data, 29 de junho, devem ser realizadas exclusivamente a partir dos formulários abaixo: - INSCRIÇÕES PARA MESAS - ATÉ 22/06
-
Festival Internacional de Quadrinhos abre inscrições para expositores
Inscrições para mesas de artistas para a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH, que acontece de 3 a 7 de agosto, no Minascentro. Referência obrigatória para os quadrinistas, o evento é considerado o principal do gênero na América Latina. O festival é um espaço de encontro de profissionais e da troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam a formação de jovens quadrinistas. A edição presencial mais recente do FIQ BH, realizada em 2018, recebeu mais de 80 mil pessoas.
Podem se inscrever para o FIQ expositores e expositoras maiores de 18 (dezoito) anos, salvo aqueles emancipados na forma da Lei. Para a categoria Mesas de Artistas, poderão se habilitar pessoas físicas, residentes ou domiciliadas no Brasil e que desenvolvam trabalhos relacionados ao universo dos quadrinhos, tendo publicações próprias ou que trabalhem desenvolvendo histórias em quadrinhos, desenhos ou roteiros para editoras.
Para seleção serão levados em conta os critérios de qualidade técnica e artística; propostas relacionadas, preferencialmente, à área de Histórias em Quadrinhos; avaliação dos produtos e serviços que serão ofertados ao público; viabilidade operacional e adequação aos espaços; estímulo à diversidade cultural: proposta que contemple os diversos grupos da sociedade, e a diversidade regional.
As inscrições, que ficam abertas até o dia 22 de junho, devem ser realizadas exclusivamente a partir dos formulários abaixo:
Acompanhe informações nas mídias sociais e site: facebook, instagram, twitter; Portal Belo Horizonte
E-mail: fiq.fmc@pbh.gov.br
- Notícias
-
Prefeitura seleciona Organizações da Sociedade Civil para edições do FIQ-BH
- Saiba mais sobre o FIQ BH
-
Criado em 1999, o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, tem sido uma peça fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. Como maior evento do gênero na América Latina, o Festival é referência obrigatória para os quadrinistas e público, uma vez que apresenta um painel da produção contemporânea de quadrinhos no mundo e propicia o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais.
Com periodicidade bienal, é realizado na Serraria Souza Pinto e, em 2015, levou 80 mil pessoas a participarem das atividades da 9ª edição, tornando-o o maior evento de quadrinhos das Américas.
O FIQ pretende tornar-se não somente o ponto de encontro dos profissionais, mas transformar Belo Horizonte na verdadeira capital nacional dos quadrinhos, permitindo a troca de experiências artísticas e pedagógicas, relacionada à linguagem da arte sequencial, com artistas e acadêmicos convidados de diversas partes do mundo, estimulando a capacitação de profissionais e incentivando a formação de jovens quadrinistas. - Conheça a Política de Festivais
-
Os Festivais Culturais Municipais são realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.
São pautados por diretrizes ligadas à democratização do acesso à arte e à cultura, por meio de uma programação diversificada e transversal; à promoção das produções artísticas e culturais locais; e ao processo de formação de público e plateias para as diversas linguagens artísticas. As ações dos Festivais contemplam diferentes eixos, tais como difusão, formação, reflexão, intercâmbio e circulação, e colaboram para a qualificação da produção cultural local, nas perspectivas artística e técnica, bem como para a inserção da cidade de Belo Horizonte no calendário de eventos nacionais e internacionais.
À luz do Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil – MROSC (Lei 13019/2014, regulamentada em âmbito municipal pelo Decreto 16.746, de 10 de outubro de 2017), estabeleceu-se a possibilidade de solidificar e dar mais transparência às parcerias entre poder público e sociedade na realização dos Festivais. É uma conjugação de esforços para a otimização da lógica operacional, em benefício do fortalecimento das políticas públicas, cujo êxito, consequência e perenidade demandam, fundamentalmente, o engajamento e participação da sociedade civil. A colaboração entre o Estado e as OSCs aponta direções e cria novos consensos e prioridades, contribuindo para a superação de desafios sociais complexos. Ao mesmo tempo, as próprias organizações são fortalecidas, consolidando o campo democrático no país.
- Efetue login para postar comentários