Instituto Inhotim
Logo na chegada, uma volta pelos jardins do Instituto Inhotim já propõe uma multiplicidade de experiências que desmontam a ideia que temos de um museu convencional. Os caminhos desenhados pela coleção botânica e a arquitetura audaciosa revelam uma relação espacial entre arte e natureza.
O Inhotim convida o visitante a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço. Um dos maiores centros de arte contemporânea do mundo, Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias, em constante renovação e inauguração, além de obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O relevante conjunto de obras, produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, faz do Instituto a única instituição brasileira que exibe continuamente um acervo de excelência internacional de arte contemporânea.
Integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Inhotim tem uma das mais relevantes coleções de palmeiras do mundo e um paisagismo que explora possibilidades estéticas. Para além da contemplação, os jardins são campo para estudos florísticos, catalogação de novas espécies, conservação in situ (seu ambiente) e ex situ (fora de seu ambiente) e ações de educação ambiental. O acervo botânico inclui mais de 4.200 espécies, de 953 gêneros e 181 famílias.
Caminhar faz parte da visita. Para ganhar tempo, a dica é comprar o ingresso antecipado. E caso seja necessário, você também pode comprar o transporte interno realizado com carrinhos elétricos. O acesso a Inhotim é sinalizado e o Parque conta com estrutura de lanchonetes e restaurantes. Apenas um porém: você sairá de lá com a certeza de que é impossível visitar tudo em um dia.
Endereço: Rua B, 20, Brumadinho
Funcionamento:
Terça a sexta-feira: das 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: das 9h30 às 17h30
Loja de produtos assinados por designers reconhecidos mundialmente a peças de cerâmica desenvolvidas por artesãos da região de Brumadinho: Terça a sexta-feira: das 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: das 9h30 às 17h30
Telefone: (31) 3571-9700
Mais informações: www.inhotim.org.br
Como chegar: Se você estiver em Belo Horizonte, o tempo médio de viagem até o Inhotim de carro é 1h30 e o estacionamento no parque é gratuito. Você também pode ir de ônibus. A empresa Saritur tem uma linha que sai da Rodoviária de Belo Horizonte, localizada no centro da cidade, de terça-feira a domingo.
Entrada: Terça, quinta, sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 44 (inteira)
Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita*
Fechado às segundas-feiras.
Visitas guiadas para o público em geral: Educadores do Inhotim compartilham e trocam informações sobre os acervos de arte e de botânica, propiciando um olhar diferenciado e mais informado aos visitantes. São 25 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas na recepção.