Praça Israel Pinheiro - Praça do Papa
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, é uma importante praça localizada no bairro das Mangabeiras, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Situa-se próxima à base da Serra do Curral. Em suas imediações estão outras atrações da cidade, como o Parque das Mangabeiras, projetado por Burle Marx e o Parque da Serra do Curral.
Homenageando originalmente o político Israel Pinheiro que governou o estado, o nome Praça do Papa consagrou-se após a visita à cidade feita pelo Pontífice João Paulo II que, respondendo a aclamação feita ali por cerca de dois milhões de pessoas que o foram saudar, respondera: “Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhara cidade à frente e dizer belo horizonte. Mas, sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!”, tendo no lugar do altar sido depois erguido um monumento, marcando assim a mudança de nome do lugar.
O lugar foi o escolhido para a celebração da primeira visita de um Papa à cidade, ocorrida no dia 1 de julho de 1980; o evento não marcou apenas a história da cidade, mas mudou de forma definitiva a praça que, a partir de então, se converteu num dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.
Ali foi depois erguido o “Monumento à Paz” de autoria do artista plástico Ricardo Carvão e considerada uma de suas obras mais icônicas, que se destaca na paisagem urbana da capital mineira. Na simbologia a parte superior, que aponta para o alto representa a fé em Deus e a parte inferior a bênção de Deus; a paz celestial e equilíbrio entre a fé e a bênção seria representada pela parte que divide os dois lados.
Ao lado dele foi erguida uma cruz, que simboliza a cristandade.
Outro espaço da cidade é o Mirante do Mangabeiras. Considerado área de preservação ambiental, está localizado no bairro das Mangabeiras, atrás do Palácio do Governador, em uma área de aproximadamente 35.400 m². Com dois decks de madeira instalados, medindo cada um cerca de 125m², o Mirante proporciona aos visitantes uma linda visão panorâmica da cidade e do Parque das Mangabeiras. Em comemoração ao aniversário da cidade, foram instaladas lunetas que permitem uma aproximação visual do usuário diante à paisagem urbana. No mirante está localizada a maior tirolesa do estado em extensão, possui 800 metros e sua velocidade pode atingir até 100 km/h. O trajeto, com linda vista panorâmica da cidade, começa no Mirante do Mangabeiras e termina na Praça de Esportes do Parque das Mangabeiras.
O Mirante do Parque da Serra do Curral conta com dez mirantes, de onde se pode observar, sim, a exploração mineral na Serra, que já foi eleita como símbolo de Belo Horizonte, mas também o esforço de recuperação ambiental e a alegria de quem vê a cidade do alto. Os visitantes têm acesso livre até o terceiro mirante, de onde o visitante pode identificar pontos turísticos da cidade e aspectos naturais de seu entorno, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Av. Afonso Pena, o Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, Morro do Pires, o Morro do Elefante, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, dentre outros.
Já o Mirante de Arte Urbana da Rua Sapucaí é considerado o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo. Não existe registro de outro festival em que o público possa acompanhar ao vivo, de um só ponto, a feitura das obras. Atualmente são 10 os murais que podem ser vistos da rua Sapucaí. Os murais pintados tem entre 450 e 1.700 metros quadrados, sendo um deles o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina com 56 metros de altura. Os artistas envolvidos nas pinturas são: Priscila Amoni, Milu Correch, Thiago Mazza, Hyuro, Criola, Comum, Marina Capdevila, Dms e Acidum Project. Além do visual, vale destacar a vocação do local como área gastronômica e espaço para realização de eventos.
Outro lugar interessante para se avistar a cidade é o Mirante Parque Professor Amílcar Vianna Martins. O local é perfeito para a contemplação dos contornos da cidade, o visitante conta com um deck de 210 m². Os brinquedos ao ar livre, a diversidade da vegetação — a exemplo das araucárias e árvores frutíferas — e a prática de esportes completam a experiência. O prédio do reservatório de água, tombado pelo Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, foi construído em 1897, ano em que Belo Horizonte foi inaugurada.
Por último e não menos importante o Cristo Redentor - Barreiro. A maior parte do território do Barreiro está em altitude superior a mil metros, o que favorece a apreciação de amplos horizontes. O destaque vai para a Praça do Cristo Redentor. O monumento foi construído em 1956, no alto do bairro Milionários. Avistado ao longe, o local é uma das melhores opções para quem quer apreciar o conjunto de bairros e serras do Barreiro. A partir dele se tem ampla vista da grande cadeia de montanhas da região. Com arena, ampla área de convivência e localização privilegiada, a Praça do Cristo também é visitada por quem busca a prática de esportes e lazer, além de atividades culturais e religiosas.