Destino Inteligente
Nascida como a primeira cidade planejada do período republicano, Belo Horizonte traz na inovação a sua principal marca. A capital, que foi concebida por na prancheta de arquitetos, artistas e urbanistas nacionais e estrangeiros, está sempre se transformando. BH tem avançado e se destacado como uma cidade que oferece um ambiente urbano propício à inovação, ao desenvolvimento das potencialidades humanas e ao surgimento de novos negócios.
Belo Horizonte é considerada uma das cidades que mais investem em soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida da população, ocupando o quarto 4o lugar geral em 2017 no ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, que avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras, com base em usando 70 indicadores.
Ambiente propício para a inovação:
● banda larga e acesso gratuito à internet em vários pontos da cidade (BH Digital);
● Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) , que, por meio de através da alta tecnologia permite o monitoramento em tempo real da cidade, facilitando ações integradas para promover segurança e mobilidade nos espaços públicos;
● importantes parques tecnológicos, como o BHTEC, dedicado a investigar e produzir novas tecnologias;
● sede do único centro de engenharia da Google na América Latina;
● concentra expressivo número de incubadoras/aceleradoras de empresas (P7 Criativo, SEED, San Pedro Valley, Techmall, Fiemg LAB, Atmosfera, entre outras);
● abriga hoje cerca de 300 startups, mais que o triplo de dois anos atrás;
● possui o 1º centro de engenharia da EMBRAER fora de São Paulo;
● investimento na sustentabilidade ambiental, tendo recebido os títulos de Capital Solar do País; Cidade Líder em Meio Ambiente pela Connected Smart Cities; Capital da Hora do Planeta.