A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) apresenta a décima primeira edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, o FAN BH 2021. O festival, que acontece entre os dias 4 e 12 de dezembro, é um grande encontro de celebração da arte e cultura negra, com atrações para o público de todas as idades e toda sua programação gratuita.
Durante nove dias, o FAN BH 2021 promove o compartilhamento de experiências e saberes, criações coletivas, espetáculos, instalações, exibições e shows para a população, em diferentes espaços, observando todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Uma festa para todas e para todos, promovendo a cultura negra em muitas das suas vertentes, valorizando a diversidade, a criatividade e a igualdade racial.
Presente no FAN BH desde a sua primeira edição, o Ojá – Mercado das Culturas é um dos pilares do evento. A tradicional feira do festival valoriza a economia criativa e o trabalho de empreendedoras e empreendedores de Minas Gerais. São produtos e serviços de moda, do artesanato, da literatura, da estética, da gastronomia e das artes visuais.
SELEÇÃO DE ARTISTAS
Entre os dias 16 e 24 de outubro, o FAN BH 2021 recebeu a inscrição de artistas, grupos e coletivos de Belo Horizonte interessados em integrar a sua programação. As propostas que foram encaminhadas e selecionadas pelo Festival representam diversas linguagens artísticas, como a música, literatura, artes visuais, cultura popular, audiovisual e artes cênicas.
As inscrições foram analisadas pela curadoria da 11a edição do FAN BH, com o olhar de promover construções através de processos criativos colaborativos, unindo linguagens artísticas, gerações, temas e manifestações culturais que resultam em apresentações no evento.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS